Estamos em agosto. Anualmente, por esta altura disputa-se o histórico Boardmasters, um dos eventos do surfing europeu que goza de maior tradição. Este ano, não será exceção.
Entre quarta-feira e domingo, as ondas de Fistral Beach, em Newquay, recebem a segunda etapa do QS regional europeu 2025/2026 em surf, bem como a primeira etapa do QS regional europeu 2025/2026 em longboard.
O evento britânico contará com uma armada lusa composta por 14 elementos: nove surfistas e cinco longboarders. Um número global bem mais elevado em comparação com o verificado nas últimas edições.
Na prova de surf, que possui estatuto QS2000, Yolanda Hopkins encabeça o contingente português. Yo aterra no condado da Cornualha poucos dias após alcançar um positivo quinto lugar no emblemático US Open of Surfing, etapa do circuito Challenger Series no qual é a nova vice-líder do ranking feminino.
A competir num país que também lhe diz muito - a sua mãe é inglesa - Hopkins procurará o quarto título de campeã do Boardmasters, depois dos sucessos verificados em 2019 (primeira vitória da carreira no QS) 2022 e 2023.
Beneficiando do estatuto de cabeça de série, a ex-campeã nacional Open tem entrada direta na ronda 2, assim como a recém-coroada bicampeã europeia Mafalda Lopes. Por sua vez, a bicampeã nacional Sub-20, Maria Salgado, Camila Cardoso e a jovem Constância Simões estreiam-se na ronda 1.
No setor masculino, Ido Arkin, israelita que agora compete com as cores portuguesas, entra em cena na ronda inaugural. Já o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Francisco Ordonhas são cabeças de série, pelo que só vão surfar na segunda ronda.
Campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL), Ordonhas chega a território inglês como o luso mais bem colocado no ranking, ocupando o quinto posto.
Em termos de longboard, o Boardmasters Pro tem estatuto QS1000. A nível masculino, António Dantas dará início à defesa do inédito título europeu conquistado há pouco mais de um mês em Ferrol, Espanha.
Cabeça de série, o top mundial arranca a participação nos quartos-de-final. Na ronda anterior, os compatriotas Francisco Freitas e Frederico Carrilho estarão em ação.
No lado feminino, a atual campeã nacional Raquel Bento e Carolina Mendes vestem a licra de competição logo na ronda 1.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram