Dedicado em exclusivo às senhoras, o terceiro dia de competição do Ballito Pro ficou marcado pela entrada em ação da campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins.
Em Willard Beach, que brindou as atletas com as ondas mais pequenas do campeonato até ao momento, as três surfistas portuguesas tiveram uma estreia eficaz. Todas apuraram-se para os oitavos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman'.
Nesta fase da segunda etapa da Challenger Series 2025/2026, apenas a Austrália possui o mesmo número de competidoras, com as qualificações da veterana Sally Fitzgibbons, Macy Callaghan e da prodigiosa Sierra Kerr.
Com entrada direta na ronda 2 do evento sul-africano, por serem cabeças de série, Teresa Bonvalot foi a primeira lusa a estrear-se, alcançando o segundo lugar no terceiro heat.
A seis vezes campeã nacional Open somou 10,27 pts. Pontuação que não foi suficiente para impor-se a Sierra Kerr (11,17 pts), que deu nas vistas com o seu surf progressivo, mas possibilitou ficar à frente das eliminadas Nanaho Tsuzuki (10,03 pts) e India Robinson (9,17 pts).
Teresa Bonvalot
WSL/Kody McGregor
Um pouco mais tarde, no quinto heat, Yolanda Hopkins conseguiu passar pela primeira vez uma ronda no Ballito Pro e logo com direito a vitória, a única do dia para as cores nacionais.
Com a pontuação combinada de 11,13 pts, a bicampeã europeia da WSL superiorizou-se à israelita Anat Lelior (10,60 pts), bem como à jovem norte-americana Eden Walla (7,27 pts) e à havaiana Keala Tomoda-Bannert (7,07 pts), que ficaram pelo caminho.
"Amo Ballito, mas nunca consegui ter um bom resultado nos anos anteriores. A bateria foi complicada, mas tive a sorte de apanhar algumas ondas e consegui as pontuações", explicou Yolanda na curta entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL).
Depois, na oitava e última bateria da ronda, Francisca Veselko conseguiu a passagem aos 'oitavos' ao terminar no segundo posto. Kika, que é a atual líder do ranking após a histórica vitória em Newcastle, anotou o score combinado de 10,70 pts, registo apenas ultrapassado pela jovem brasileira Laura Raupp (11,47 pts). A basca Janire Gonzalez Etxabarri (9,97 pts) e a japonesa Minami Nonaka (8,07 pts) despediram-se do Ballito Pro.
Francisca Veselko
WSL/Kody McGregor
Nos oitavos-de-final, que poderão ser realizados esta quinta-feira, há duelo ibérico, com Teresa Bonvalot a defrontar a basca Nadia Erostarbe no quarto heat. Na bateria imediatamente a seguir, Yolanda Hopkins mede forças com a havaiana Eweleiula Wong, enquanto Francisca Veselko encontra a peruana Sol Aguirre na sétima bateria.
De recordar que na prova masculina, Frederico Morais é o único português que permanece em competição, depois da eliminação do estreante Afonso Antunes. Kikas já atingiu a ronda 3 , procurando agora o acesso aos oitavos-de-final.
O Ballito Pro tem o período de espera até domingo, dia 6 de julho. Esta quinta-feira, a chamada está marcada para as 8h15 (hora de Portugal continental).
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram