A poucos dias do início do Eurosurf de 2025, que pela terceira edição consecutiva disputa-se em Santa Cruz, a convocatória da seleção nacional mudou quase por completo.
Dos seis surfistas inicialmente convocados - num lote que reunia a elite do surf nacional - apenas o atual campeão europeu Guilherme Ribeiro mantém-se, de acordo com o comunicado oficial emitido pela Federação Portuguesa de Surf esta terça-feira.
Desta forma, a campeã nacional Teresa Bonvalot, Frederico Morais, Afonso Antunes, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins são rendidos por Francisco Ordonhas, Joaquim Chaves, Gabriela Dinis, Maria Salgado e a vigente campeã europeia Mafalda Lopes.
Os ainda juniores Francisco Ordonhas e Maria Salgado vão representar pela primeira vez a seleção nacional num evento do escalão Open. Joaquim Chaves também é estreante nestas lides.
Esta remodelação profunda, surge devido ao conflito de datas entre o Eurosurf - realiza-se de 18 a 24 de julho - e a próxima etapa do circuito Challenger Series (US Open of Surfing), que terá lugar entre os dias 26 de julho e 3 de agosto.
Os cinco surfistas que saem da convocatória vão estar presentes na prova de Huntington Beach, onde prossegue a batalha pelo acesso ao circuito mundial de surf de 2026.
“Representar Portugal é um motivo de grande orgulho para todos nós. Vestir a camisola da Seleção Nacional tem um significado especial nas nossas carreiras. Infelizmente, as datas de alguns campeonatos internacionais, já definidos pela WSL há vários meses, impedem-nos de estar presentes no Eurosurf 2025”, referem os atletas em comunicado conjunto.
Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), Gonçalo Saldanha, reforça que as alterações produzidas "não tem nada a ver com escolhas ou prioridades".
"Conheço bem estes atletas e sei o quanto gostam de vestir a camisola da Seleção Nacional. Representar Portugal é, para todos eles, uma honra. Infelizmente, tratou-se de um conflito de datas que está fora do controlo dos próprios", explicou o responsável federativo em comunicado oficial da FPS.
Em Santa Cruz, no Oeste luso, a seleção nacional parte em busca da revalidação do título europeu por equipas, bem como das coroas individuais.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram