Com apenas 12 anos de idade, há quem aprenda a andar de bicicleta, a nadar ou a praticar um outro desporto.
Depois, existe quem seja mais radical e enfrente as ondas de Teahupoo, um dos grandes templos do surf mundial. Esta história incrível é protagonizada por Kelia Gallina.
No último domingo, esta menina taitiana fez história nas águas da Polinésia Francesa. Com uma dúzia de 12 anos, a local de Teahupoo foi a surpreendente vencedora dos trials do Tahiti Pro, que será a 11.ª e última etapa da temporada regular do CT versão 2025.
Desde já, Gallina entra para a história da modalidade ao tornar-se na mais jovem de sempre a garantir lugar numa etapa da elite mundial. Filha de um bodyboarder havaiano e de mãe taitiana, Kelia completa 13 aninhos no próximo dia 10 de agosto, em pleno período de espera do Tahiti Pro.
Esta prenda de aniversário antecipada, surge na primeira vez que a famosa bancada do Pacífico serviu de palco a trials para o setor feminino.
'Educada' na onda que recebeu a prova olímpica de Paris'2024, Kelia demonstrou porque razão autointitula-se de 'Miss Teahupoo' na sua página na rede social Instagram.
As condições verificadas durante os trials não foram Teahupoo em modo muito pesado, mas é sempre um local de respeito ou não fosse esta uma das mais temidas ondas do planeta, que tanta especialização exige. Para Kelia, este é apenas o seu parque de diversões.
Na histórica final, Kelia Gallina superizou-se a uma surfista bem mais velha: Aelan Vaast, de 20 anos. Esta procurava juntar-se ao irmão e campeão olímpico Kauli Vaast, que é um dos dois wildcards da prova masculina.
"Estou muito contente. Não tenho palavras. Também estou surpreendida. Achei que não era possível. É um sonho", disse a surpreendente campeã dos trials.
Se na prova de triagem feminina tivemos uma grande surpresa, já entre os homens foi um velho conhecido a superiorizar-se. Pelo segundo ano consecutivo, o goofy taitiano Mihimana Braye garantiu a vitória. Neste caso, batendo o compatriota Teiva Tairoa, de 35 anos, na final.
Braye, de 29 anos, fará a terceira aparição no quadro principal do Tahiti Pro. Recorde-se que há dois anos, Mihimana alcançou um honroso quinto posto, num trajeto em que eliminou o então campeão mundial Filipe Toledo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram