Foi com um desfecho inédito na história da Liga MEO Surf que terminou este domingo o Allianz Ericeira Pro, terceira e antepenúltima prova da temporada de 2025.
Pela primeira vez na carreira, Tiago Stock venceu uma etapa da competição que define os títulos máximos do surf português.
A sala de visitas do surf luso, a Praia de Ribeira d'Ilhas, serviu de palco ao primeiro rugido do 'Tigre', num dia em que voltou a oferecer boas condições aos tops nacionais.
O surfista de apenas 19 anos deu continuidade ao excelente momento de forma que atravessa, pois no último fim de semana tinha subido ao lugar mais alto do pódio da segunda etapa do Junior Tour 2025, disputada em Leça da Palmeira.
O inesperado vencedor do Capítulo Perfeito em 2024 mostrou-se muito consistente durante o campeonato, sendo o único atleta a atingir as meias-finais com 100% de sucesso nas baterias surfadas.
O dia final em Ribeira d'Ilhas retomou nos quartos-de-final masculinos, com o primeiro heat a ter um triunfo do júnior Jaime Veselko sobre o campeão nacional de 2023, Joaquim Chaves, que era o surfista em melhor posição para atacar a liderança do ranking, caso chegasse à final.
Na bateria seguinte, Gony Zubizarreta bateu Halley Batista e depois foi a vez de Tiago Stock vencer um duelo da nova geração frente a Matias Canhoto. A ronda fechou com um triunfo sólido do campeão nacional Guilherme Ribeiro frente a Afonso Antunes.
Nas meias-finais apenas dois surfistas ainda ambicionavam saltar para o topo do ranking, mas ambos foram derrotados, o que fez com que Luís Perloiro recuperasse automaticamente a licra amarela. Jaime Veselko foi derrotado pela experiência e conhecimento local de Gony Zubizarreta, enquanto Tiago Stock conseguiu derrubar Guilherme Ribeiro.
Na final, foi Gony, de 40 anos e de regresso à Liga MEO Surf após três anos de ausência, a começar mais forte, mas Tiago Stock conseguiu dar uma rápida resposta para assumir a liderança da bateria.
Stock fez uso do seu surf irreverente e progressivo para assegurar a inédita vitória com 13,75 pontos, contra 9,90 pontos do surfista galego, que há muitos anos reside na Ericeira.
"É muito bom. Estou muito feliz. Acho que é merecido. Trabalhei bastante para isto. É incrível ter aqui a minha família e amigos. Faz muito lembrar o Capítulo Perfeito. Foi a minha primeira vitória na Liga MEO Surf e espero que venham mais", mencionou o novo campeão do Allianz Ericeira Pro.
'Tigre' no lugar mais alto do pódio e 'Lula' novamente como detentor da licra amarela. Mediante os resultados verificados, Luís Perloiro isolou-se no topo do ranking, isto numa altura em que restam apenas duas etapas para a conclusão da campanha.
O próximo evento leva os melhores surfistas portugueses até ao arquipélago dos Açores. Entre os dias 13 e 15 de junho, disputa-se o Allianz Ribeira Grande Pro. As ondas insulares prometem aquecer ainda mais a corrida ao título nacional.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram