Etapa inaugural do QS regional da América do Norte versão 2025/2026, o Jack's Surfboards Pro fica marcado por ter sido o primeiro campeonato disputado com a nova escala pontual definida pela World Surf League (WSL).
Evento com estatuto QS4000, outrora QS3000, a prova realizada na icónica Huntington Beach terminou no passado domingo com os triunfos de dois surfistas que bateram o pé à armada norte-americana, que jogava em casa, estava em maioria e assumia favoritismo.
As vitórias foram arrecadadas por dois atletas que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Paris'2024: o peruano Lucca Mesinas e Sanoa Dempfle-Olin, que foi a primeira surfista a representar o Canadá numas Olimpíadas.
No dia das finais, o ex-top mundial Lucca Mesinas revelou-se um autêntico carrasco para os competidores norte-americanos ao derrotar o também ex-top mundial Kolohe Andino, Dimitri Poulos e depois Taro Watanabe na equilibrada final.
Apenas 0,11 pts separaram os dois atletas, com Lucca a somar 13,04 pts contra os 12,93 pts de Taro. Pela segunda edição consecutiva, Mesinas conquistou o Jack's Surfboards Pro.
Lucca Mesinas
WSL
Desta forma, o surfista de 28 anos iniciou da melhor forma a defesa do título regional alcançado na temporada transata. Campanha essa que acabou há.... semana e meia em Barbados .
Nota ainda para o facto de que mais uma vez, o surf latino proclamou-se vencedor nas ondas de Huntington Beach, bastião do surf norte-americano.
Para além do 'bis' de Lucca Mesinas, não esquecer a histórica vitória obtida pelo mexicano Alan Cleland no US Open Surfing do ano passado.
Entre as senhoras, a goofy Sanoa Dempfle-Olin garantiu o triunfo após uma final de sentido único. A surfista de 19 anos registou 12,84 pts em contraponto com os magros 3,17 pts da norte-americana Ella McCaffray, presente pela sétima vez numa final de um QS.
Sanoa Dempfle-Olin
WSL
Iniciada a nova época, o QS da América da Norte vai agora enfrentar uma paragem de quatro meses, regressando somente entre os dias 20 e 24 de agosto com o Virginia Beach Pro, evento com estatuto QS2000.
Recorde-se que neste circuito regional, estão em jogo vagas de acesso à Challenger Series de 2026.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram