Bem se pode dizer que a velha guarda do surf australiano de competição está a querer voltar aos grandes palcos internacionais e lutar pelo retorno ao circuito mundial de surf.
Depois do regressado Julian Wilson, que recebeu wildcard para competir na Challenger Series deste ano, um outro velho conhecido 'aussie' ganhou direito a estar nesse mesmo circuito de acesso ao CT.
Falamos de Josh Kerr, que voltou a apostar na competição após um longo período de ausência.
Aos 40 anos de idade, completa 41 no sábado, o antigo top mundial conseguiu a qualificação para a Challenger Series via QS regional da Austrália/Oceânia, intrometendo-se no meio da nova vaga australiana.
O lugar de Josh ficou selado após a conclusão do Phillip Island Pro, etapa que encerrou o QS regional da Austrália/Oceânia versão 2024/2025.
Kerr quedou-se pelo sexto posto num ranking no qual qualificaram-se os oito primeiros e o compatriota Kyuss King sagrou-se campeão regional.
O apelido Kerr também esteve em evidência no setor feminino, pois a prodigiosa filha de Josh, Sierra, obteve um inédito título regional. A ex-campeã mundial Júnior da WSL venceu duas etapas nesta campanha.
Quer isto dizer que pela primeira vez, Josh e Sierra Kerr vão estar juntos neste competitivo circuito de acesso ao CT, que começa em junho precisamente na Austrália. É um facto inédito na história da Challenger Series.
Com apenas 18 anos, Sierra é uma das grandes promessas do surf mundial feminino. Muitos apontam que siga as pisadas das contemporâneas Erin Brooks e Caitlin Simmers, que estão na elite mundial do surf.
Para além das vagas da Austrália/Oceânia, o Phillip Island Pro, que terminou com as vitórias dos australianos Xavier Huxtable e Sophie McCulloch, também definiu as vagas asiáticas para a Challenger Series deste ano.
O indonésio e campeão mundial Júnior da WSL Bronson Meydi sagrou-se agora campeão continental. Devido ao título mundial alcançado no início do ano, Bronson já tinha garantido lugar na Challenger Series. No lado feminino, a nipónica Nanaho Tsuzuki arrecadou o título.
Qualificados Austrália/Ocêania
Masculino
Kyuss King
Xavier Huxtable
Oscar Berry
Winter Vincent
Jarvis Earle
Josh Kerr
Billy Stairmand
Tully Wylie
Feminino
Sierra Kerr
Jahly Stokes
Oceanna Rogers
Willow Hardy
Qualificados Ásia
Masculino
Bronson Meydi
Keijiro Nishi
Riaru Ito
Shohei Kato
Joh Azuchi
Tenshi Iwami
Feminino
Nanaho Tsuzuki
Anon Matsuoka
Mirai Ikeda
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram