Na temporada de ondas grandes de 2023/2024, realizou-se a segunda edição do Mercedes-Benz Nazaré Winter Sessions Awards, concurso de vídeo e fotografia sobre o Canhão da Nazaré e destinado a profissionais, amadores e estudantes da arte.
Na categoria Mercedes-Benz | Nazaré em fotografia, Stefan Mathers foi um dos vencedores, tendo arrecadado o primeiro prémio, correspondente a 2000 euros.
Em entrevista, o fotógrafo dá-se a conhecer um pouco melhor, fala-nos sobre o trabalho premiado, toda a ligação que possui à Nazaré, entre outros tópicos.
Beachcam (BC) - Como é que nasceu a paixão pela fotografia de surf?
Stefan Mathers (SM) - A minha paixão pela fotografia de surf começou bem cedo, com o meu grupo de amigos de Espinho que faziam bodyboard a nível profissional e sempre me incentivaram a captar as suas surfadas em mares maiores e desafiadores.
BC - A ligação que tens à fotografia é profissional ou lazer?
SM - A minha ligação à fotografia é profissional. Já completei o curso de fotografia artes visuais e estou de momento a fazer o mestrado de fotografia artística.
BC - Como é que descobriste as ondas grandes da Praia do Norte?
SM - Descobri as ondas gigantes em novembro de 2017. Dormi no farol dentro do carro e acordei ao amanhecer com um barulho ensurdecedor. Foi um dia épico com momentos inesquecíveis.
BC - Que melhor recordação guardas da Nazaré?
SM - Sem dúvida alguma que o momento mais forte que guardo da Nazaré foi estar no mar no dia 24 de fevereiro de 2024 a fotografar ondas XXXL.
BC - O que significa o Canhão da Nazaré para ti?
SM - O Canhão da Nazaré é o sítio onde me consigo desafiar mais como pessoa e como fotógrafo de surf em todos os sentidos, quer seja na procura do melhor ângulo de terra, a tentar fazer uma linha de voo radical com o drone ou fotografar no mar, que proporciona uma experiência inigualável devido á proximidade com as ondas.
BC - Em todas estas temporadas, consegues quantificar o número máximo de horas que já tiveste a fotografar na Nazaré?
SM - O maior número de horas que estive a fotografar na Nazaré foi 14/15 horas seguidas: desde o nascer do dia a fotografar surf até depois do pôr do sol a fotografar longas exposições do céu estrelado por cima do farol.
BC - Durante o inverno, estás toda a temporada na Nazaré ou apenas viajas antes da chegada de um novo swell?
SM - Ao longo do inverno comunico com a minha equipa de água e quando o swell promete ser grande analisamos os melhores dias/horas. Nesses momentos, desço de Espinho para a Nazaré e vou fotografar.
BC - O que te levou a participar no concurso Nazaré Winter Sessions Awards?
SM - Adoro concursos/desafios fotográficos. Quando descobri o Nazaré Winter Sessions Awards, fez para mim todo o sentido tornar a minha participação no mesmo um objetivo para a temporada.
BC - Qual é a história que está por detrás da fotografia premiada?
SM - A fotografia premiada foi tirada no maior dia da ultima temporada. Foi uma aventura como nunca tinha imaginado. Entrei no mar com o meu piloto António Cardoso e estávamos a fotografar os sets a entrar no pico 0. Entretanto, veio um set que nos obrigou a ir para o inside e combater as espumas. Após tentar dar todas as voltas possíveis para sair sem sucesso, tentar ir até à Praia da Légua dar a volta sem sucesso conseguimos ter uma abertura entre duas espumas enormes. Conseguimos passar para o outside e tirei a fotografia premiada enquanto passava em frente ao farol.
BC - Qual a importância deste tipo de iniciativas?
SM - Para mim, estas iniciativas são extremamente importantes, pois trazem reconhecimento e visibilidade aos fotógrafos e filmmakers que investem muito a trabalhar nas ondas da Nazaré. Através destes prémios há portas que se abrem e que facilitam a continuidade destes trabalhos.
BC - O que ainda te falta fotografar/filmar na Nazaré?
SM - Sem dúvida que o que me falta fotografar é a onda do próximo recorde mundial. Já apanhei ondas de 30 metros. Agora só falta apanhar um dia assim com surfistas a desafiar a maior e mais monstruosa onda do mundo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram