Desde a semana passada, o estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado por diversas depressões, situação que vai manter-se nos próximos dias.
Desta vez, a 'culpa' é da depressão Ivo, nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado oficial, o instituto explica que Portugal continental deverá sentir os efeitos da superfície frontal fria associada à depressão Ivo a partir da madrugada de dia 29, quarta-feira, depois de nos últimos dias ter estado sob os efeitos da depressão Hermínia.
Desta forma, espera-se "precipitação que será por vezes forte nas regiões Norte e Centro, e que se estenderá gradualmente à região Sul, embora diminuindo de intensidade".
A precipitação "deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal".
Para além da chuva, o "vento irá aumentar de intensidade, soprando de oeste/sudoeste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 100 km/h no litoral oeste e terras altas, rodando para norte/noroeste a partir do meio da tarde de dia 29 e mantendo-se forte até final da tarde de dia 30",
De acordo com o IPMA, o mar também vai estar bastante agitado, esperando-se "ondas de noroeste com 6 a 8 metros na costa ocidental, sendo o período mais gravoso entre o final da tarde de dia 29 e o início da manhã de dia 30".
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para a precipitação e neve, bem como avisos de nível laranja para o vento e de nível vermelho para agitação marítima, refere o instituto.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram